Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Luterana do Brasil, Leonardo Vega é fundador da F&S Consulting, uma empresa altamente especializada em soluções para a indústria de alimentos. Com atuação na Europa e na América Latina, a F&S Consulting possui uma rede de profissionais respeitada internacionalmente, atuando nas áreas de produção animal, bem-estar animal, qualidade, higiene e segurança de alimentos, assuntos regulatórios e intermediações para o comércio internacional de alimentos.
Se o currículo impressiona, o trabalho para chegar até ele não é menos impressionante. Vega atuou na iniciativa privada na área de qualidade de alimentos de origem animal. Após formado, trabalhou na Avipal, Perdigão, Sadia e posteriormente na BRF. Ali, o médico veterinário acumulou o conhecimento de fábrica necessário para entender as reais necessidades das empresas.
O trabalho na iniciativa privada também possibilitou contato com pesquisadores de universidades interessados em trazer para o mercado de trabalho, a pesquisa não apenas acadêmica, mas aquela que possibilitasse inovação e resultado, algo que Vega sempre prezou. Com o intuito claro de inovar, Vega decidiu que era hora de aliar seus conhecimentos e seus contatos a um projeto maior e audacioso. Vindo de uma família de funcionários públicos, o medico veterinário precisou de coragem para tomar a decisão de abrir uma empresa num ambiente onde não havia ainda empresários. Para quem pensa que foi simplesmente uma jogada de risco, engana-se.
Metódico e acurado, Vega estudou a fundo o mercado no qual pretendia se inserir. Mudou-se para Dublin, na Irlanda, onde teve a oportunidade de pesquisar mais e estreitar laços. Da ideia do negócio ao funcionamento da empresa em si foram dois anos de avaliações, considerações sobre riscos, estudos sobre concorrentes, balanceamento de pontos fortes e fracos e prospecções. “Coragem é fundamental. Mas não adianta você abrir um negócio num segmento que você não se encaixa, que não tem paixão e não faz sentido para você. O que acontece nesses casos é que o concorrente o engole”, avisa.Vega afirma que para qualquer trabalho dar certo a pessoa tem que se enxergar nele por muito tempo, tem que se interessar e se atualizar. Foi com esse pensamento, e com esse trabalho detalhista, que surgiu a F&S Consulting. Para ele, o grande diferencial da empresa é que, aliado ao conhecimento metodológico proporcionado por anos de trabalho na BRF, Vega adicionou o conhecimento do “chão de fábrica”. “Metodologia sem prática não funciona. E, vice-versa”. “Procurei entender o Mercado, oferecer inovações e um trabalho acima das expectativas”.
A coragem para a mudança veio, segundo o veterinário, da vontade de ser livre do ponto de vista da ação. Foi um desembarque planejado, baseado na necessidade de resolver problemas maiores das empresas. “Eu realmente quis oferecer inovações além das que estavam disponíveis. E, com a equipe de consultores que montei, isso tem sido possível”. Questionado sobre como imagina o futuro da F&S em cinco anos, ele é categórico: “nos imagino fortalecendo o caminho que trilhamos, o de oferecer soluções múltiplas para a industria de alimentos”.
Para ele, o fundamental no mercado de hoje é entender como se trabalhar em rede, numa estrutura onde não existam fronteiras, mas sim, se unam ideias. “Procuramos fazer da nossa empresa um guarda-chuva onde pessoas competentes encontram espaço para inovar”, afirma. Vega afirma que somente a partir desse conceito, com uma leitura mais abrangente do cenário, onde todas as partes trocam conceitos entre si, é possível fazer uma empresa crescer. “Você precisa do conjunto e precisa que esse conjunto esteja motivado a pensar soluções que os outros não pensam. Estamos sempre estudando, pesquisando e observando o cenário. Nosso objetivo é sempre entregar mais do que a expectativa”, finaliza.
Fonte: EpVet